Insegurança
Moradores do Laranjal protestam por mais segurança
Ato de moradores doa balneários pediu mais atenção com a segurança pública na região
Gabriel Huth -
* Atualizada às 18h
Moradores chamaram a atenção pedindo mais policiamento nos balneários (Foto: Gabriel Huth - Especial DP)
Uma manifestação organizada por moradores do Laranjal provocou a interrupção alternada do trânsito na avenida Adolfo Fetter, via de acesso aos balneários, entre 15h e 18h neste domingo (29). O motivo do ato, segundo os organizadores, foi chamar a atenção para a insegurança e exigir da prefeitura e do governo do Estado que garantam efetivo fixo de guardas municipais e brigadianos na região.
Com bloqueios a cada três minutos em ambos os sentidos, as cerca de 60 pessoas reunidas na cabeceira da ponte sobre o Arroio Pelotas exibiram faixas, distribuíram panfletos nos carros e discursaram ao microfone com as razões do protesto. Apesar de enfrentar fluxo mais lento, a maioria dos motoristas que passaram pelo local buzinaram e acenaram em apoio ao movimento.
Moradores do Laranjal, Renan Lopes, 27, e Jeniffer Hernandes, 23, ficaram presos na interrupção da estrada por alguns minutos enquanto se dirigiam ao centro da cidade. No entanto, não se incomodaram. Eles esperam que a manifestação sirva para que se encontre soluções para o bairro. “Infelizmente, se não for dessa maneira as pessoas não prestam atenção. A insegurança é complicada, mas tem outras coisas também. Quando acaba o verão a estrutura do Laranjal some”, critica Lopes.
No sentido oposto, a caminho do balneário para curtir o domingo com a família e comprar peixes na barra, o advogado Osvaldo Duarte, 33, afirma que a sensação de insegurança sentida nos balneários é semelhante em toda a cidade. “Sempre vou aos domingos e acho válido o protesto. A segurança é falha em toda a cidade, a gente precisa estar o tempo todo se cuidando”, diz.
Reunião com Secretaria de Segurança
Ao mesmo tempo em que trancaram o trânsito por alguns minutos, representantes do grupo SOS Laranjal pediram aos motoristas que se juntassem ao abaixo-assinado que deverá ser entregue à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) nos próximos dias. Junto com ele, será apresentado um documento com as reivindicações. Entre elas estão o compromisso formal de que haverá destinação de efetivo permanente de policiais para os balneários e que a sede da Brigada MIlitar no Laranjal seja revitalizada, permitindo atendimento constante e registros de ocorrências.
O grupo recebeu o indicativo por parte de assessores da SSP de que seriam recebidos pelo secretário Cezar Schirmer ainda esta semana para discutir a situação. “Somos mais de 40 mil moradores, pagamos o IPTU mais caro da cidade e estamos abandonados. Depois que acontece um episódio de violência aparece gente, aparecem e policiais. Já estamos cansados de tratativas e queremos alguma solução”, diz uma das coordenadoras da SOS Laranjal, Sheila Melgarejo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário